Os tumores da coluna vertebral podem ser cancerígenos (malignos) ou não cancerígenos (benignos).
Em muitos casos, um tumor na medula espinhal é um câncer que começou em outra parte do corpo. Nos homens, o câncer de pulmão e próstata é o mais provável de se espalhar para a medula espinhal. Nas mulheres, o câncer de mama é o câncer com maior probabilidade de se espalhar para essa área.
Os tumores que começam na medula espinhal geralmente crescem lentamente e são benignos. No entanto, é possível que um tumor na coluna se torne um tumor maligno ao longo do tempo.
O sintoma mais comum dos tumores benignos e cancerígenos da coluna vertebral é a dor nas costas – especialmente no meio das costas ou na região lombar. Dor na região cervical superior pode sugerir câncer no pescoço.
A dor pode aumentar com a atividade física, mas não está associada a uma atividade específica ou a uma lesão. A dor também pode piorar na hora de dormir e pode se espalhar para os quadris, pernas, pés ou braços. Um tumor que está crescendo pode pressionar a medula espinhal, raízes nervosas, vasos sanguíneos ou vértebras à medida que cresce.
Os sintomas adicionais dos tumores da coluna vertebral incluem dificuldade para caminhar, fraqueza nos braços ou pernas, perda da função da bexiga ou intestino, paralisia e deformidade da medula espinhal.