A artrodese de coluna é um procedimento cirúgico realizado com a inteção de estabilizar o movimento entre duas ou mais vértebras para eliminar a movimentação dolorosa local e/ou substituir o disco intervertebral doente ou degenerado. Essa estabilização é obtida através da formação de pontes ósseas que unem as vértebras, impedindo a movimentação e formando um bloco de osso no segmento operado.
A técnica mais frequentemente utilizada consiste no implante de parafusos nos pedículos, uma região específica das vértebras, com hastes metálicas unindo-os, com ou sem a interposição de enxertos ou próteses intersomáticos, que são dispositivos que ficam entres os corpos vertebrais e aumentam a taxa de fusão ou “adesão” entre as vértebras.
Essa cirurgia pode ser realizada para o tratamento de doenças da coluna como a instabilidade por fraturas vertebrais, alterações degenerativas, hérnia de disco, degeneração facetária, espondilolistese, estenose de canal e deformidades, tais como a escoliose idiopática, além de uma variedade de outras enfermidades da coluna tanto cervical, torácica quanto lombar.