Cifoplastia e vertebroplastia são procedimentos minimamente invasivos utilizados para tratamento de fraturas da coluna torácica e lombar, aos quais o uso de coletes e analgésicos não possibilitam tratar a dor de maneira satisfatória ou ocorre um aumento do grau de achatamento da vértebra. Tais técnicas são utilizadas no tratamento de fraturas da coluna causadas por osteoporose, tumores e traumas.
Ambos são procedimentos realizados no Centro Cirúrgico, com auxilio de Raios-X continuo (Radioscopia). A técnica consiste em introduzir uma cânula dentro da vértebra fraturada. Essas punções são feitas através de uma pequena incisão de cerca de 0,5 cm na pele, não havendo necessidade de realizar grandes cortes, e tampouco comprometimento estético. Após a confirmação radiológica, a vértebra fraturada é preenchida com polimetilmetacrilato (um tipo de acrílico ou cimento ósseo). Este acrílico irá aumentar a resistência vertebral, ocasionando manutenção da sua altura e alivio da dor. Na cifoplastia é realizado além do preenchimento da vértebra por cimento ósseo, a dilatação de um balão no interior da vértebra para a diminuição do seu achatamento e da sua angulação provocada pela fratura. Geralmente, o paciente fica internado no máximo por 24 horas.
Os resultados mostram melhora significativa da dor em 75% a 90% dos pacientes após a realização da vertebroplastia e da cifoplastia. Ambos são considerados procedimentos seguros quando bem indicados e realizados por um profissional habilitado.