A região lombar é uma estrutura notavelmente bem projetada de ossos, articulações, nervos, ligamentos e músculos interconectados, todos trabalhando juntos para fornecer apoio, força e flexibilidade. No entanto, essa estrutura complexa também deixa a região lombar suscetível a lesões e dores.
A maioria das dores lombares é o resultado de uma lesão, como entorse ou distensão muscular devido a movimentos bruscos ou falta de mecânica corporal ao levantar objetos pesados. Em alguns casos, a lombalgia pode ser causada por inflamação, infecção, hérnia de disco, escorregamento de vértebra, artrose e até problemas emocionais.
Para entender várias causas de lombalgia, é importante analisar a anatomia dos tecidos dessa área do corpo. Estruturas importantes da região lombar que podem estar relacionadas a sintomas nessa região incluem a coluna lombar óssea, discos entre as vértebras, ligamentos ao redor da coluna e discos, medula espinhal e nervos, músculos da região lombar, órgãos internos da pelve e abdômen e a pele que cobre a área lombar.